28 de janeiro de 2014

SECMULHER PARTICIPA DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE DE TRIGUEIROS

A Secretaria Estadual da Mulher esteve presente na reunião de apresentação do Plano de Desenvolvimento Quilombola (PDQ) do povoado de Trigueiros, no município de Vicência, na zona da Mata Norte. O povoado é uma das quarenta e três comunidades remanescentes de quilombo, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares – FCP.

O evento ocorreu no pátio da Escola Municipal Alfredo Gomes de Araújo, situada no município e contou com a presença de trinta participantes, entre mulheres e homens quilombolas, além de representantes das instituições participantes e dos governos estadual e municipal. O PDQ vem sendo elaborado em conjunto entre a população e entidades governamentais e aponta as ações prioritárias para a comunidade.

Com isso, além de acessar às políticas públicas, a comunidade quer promover o desenvolvimento local sustentável, e identificar possíveis parceiros e executores para realizar as ações previstas de forma organizada e sem conflitos, mas ainda falta articulação para promover ações conjuntas.

Para estruturar o trabalho, foram eleitos quatro eixos de atuação: organização social (qualificação em políticas públicas e capacitação profissional), desenvolvimento social e humano (educação e saúde); produção e geração de renda (infraestrutura física e segurança alimentar); Infra Estrutura Básica (habitação, saneamento e água) com base nas reivindicações locais.

O PDQ foi apresentado durante a reunião pela Presidente da Associação do Quilombo - AQT, Edriane Cruz, e pela AssessoraTécnica do Projeto de Promoção de Protagonismo das Comunidades Quilombolas em Pernambuco – PPCQ-PE, Márcia Medeiros. 

A SecMulher estabeleceu uma parceria com a AQT para realizar uma ação de qualificação sociopolítica e produtiva,dentro do eixo de Qualificação em Políticas Públicas do PDQ, com o objetivo de contribuir com o processo de empoderamento das mulheres quilombolas daquela comunidade.

Durante a reunião, Otenilda Oliveira e Aparecida Apolinário, técnicas da SecMulher sugeriram aos integrantes e representantes do quilombo e do sindicato rural a sensibilizar os trabalhadores rurais para incentivarem as companheiras à participarem da formação política e/ou profissional, através do Programa Chapéu de Palha, e estimular as trabalhadoras rurais da comunidade a se cadastrarem no Programa Chapéu de Palha Mulher. 

Outra sugestão encaminhada pelas técnicas foi da presença de representantes da Secretaria na reunião com a temática de segurança, para sensibilizar os profissionais de segurança e a comunidade sobre a questão de violência de gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário