24 de outubro de 2014

Estudantes de Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher produz fanzine sobre “gênero e mídia” no 24º FIG.





A oficina Fanzine: Gênero e Mídia já havia sido realizada pela SecMulher-PE nos Festivais Pernambuco Nação Cultural e Festival de Inverno de Garanhuns de 2012 em parceria com a Coordenação de Formação Cultural da Secult/Fundarpe.

Este ano a oficina ministrada pelas cientistas sociais Carla de Paula e Suênia Pinto, técnicas da Gerência de Fortalecimento Sócio Político da SecMulher-PE, teve como palco  o  24º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

As atividades aconteceram no Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher da Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) de Garanhuns, com a participação dos estudantes e o apoio da professora de sociologia, Helena Mota, gestora do núcleo de estudos de gênero e da coordenadora da instituição.

A familiaridade dos participantes com a temática de gênero contribuiu para o envolver o grupo na produção e divulgação do Fanzine e a participar da culminância das oficinas de formação cultural do 24º FIG, realizadas no dia 25, na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), onde a produção das(os) estudantes teve uma recepção bastante positiva.

O fanzine “Direito a Igualdade” resultante da oficina gênero e mídia é composto de um cordel e duas poesias sobre os temas violência de gênero, direitos das mulheres, imagem da mulher na mídia, mulher no mercado de trabalho e nos espaços de poder, feminismo, diversidade sexual e masculinidade,  entre outros.

“saímos convictas que essa oficina é uma ação ‘potencializadora' que as estudantes e estudantes que produziram o fanzine vão reproduzir em outros espaços, e se tornar multiplicadores da perspectiva de gênero entre jovens e adolescentes do estado”, concluíram as  facilitadoras da Oficina, Suênia Pinto e Carla de Paula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário