28 de março de 2016

Lançada Comissão Itinerante da Mulher para percorrer municípios pernambucanos



Em uma ação pioneira para ampliar o diálogo entre as mulheres  e o Poder Legislativo do Estado, a deputada estadual Simone Santana lançou, na terça-feira, 22 de março, na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (Cedim-PE), a Comissão Itinerante da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).
A partir de maio, Comissão vai percorrer os municípios das macrorregiões pernambucanas, para discutir questões relacionadas ao empoderamento feminino e o enfrentamento da violência contra a mulher em audiências públicas realizadas nessas localidades. 
Os primeiros municípios a receber a visita da Comissão, serão os doze vencedores, do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres. Ação anual desenvolvida pela Secretaria da Mulher do Estado (SecMulher-PE) em parceria com a Comissão da Mulher. Entre eles: Jaboatão dos Guararapes (RMR), Condado (Zona da Mata Norte), Caruaru (Agreste) e Petrolândia (Sertão).Na segunda fase outros municípios pernambucanos, entre os quais Barreiros(RMR), Ipojuca (Zona da Mata), Garanhuns (Agreste) e Serra talhada (Sertão); Cabrobó (Sertão), Bonito (Agreste), Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Paulista (RMR) também receberão a visita da Comissão Itinerante.
Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alepe e autora do projeto da Comissão, Simone Santana, a ação possibilita descentralizar o legislativo e conferir um caráter mais democrático a sua relação com a população feminina, historicamente afastada dos espaços de poder. 
Descentralizar as políticas públicas do Estado é, também, objetivo da SecMulher-PE, que contribuiu para a implementação de 177 organismos de políticas públicas para as mulheres, nos últimos nove anos.  “Essa ação entre Legislativo e Executivo reforça e inova o processo de enfrentamento da violência contra a mulher em Pernambuco nas ações de formação, empoderamento e inclusão social e econômica das mulheres em todos os espaços”. Ressalta Silvia Cordeiro. “Nós gestoras, precisamos entender como o Estado funciona e como fazer, ele funcionar a nosso favor. “A Comissão Itinerante dos Direitos da Mulher - prosseguiu a secretária-,  tem um papel fundamental de aproximar as mulheres dos municípios pernambucanos a entender os mecanismos de poder e enfrentar as práticas políticas adversas a elas”, concluiu.
A pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Cristina Buarque, encerrou suas considerações declarando que apesar das questões teóricas serem importantes, existem as práticas, e que o fundamental é compreender que a causa das mulheres está acima da questão partidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário