3 de fevereiro de 2014

Planejamento conjunto fortalece ações da Coordenadoria da Mulher de Cumaru no Agreste Setentrional

A Coordenadoria de Políticas para Mulher de Cumaru construiu recentemente o planejamento para o primeiro semestre de 2014. A reunião se constitui em uma ação inovadora da Coordenadoria, pois contou com integração entre a Coordenação Regional do Agreste Setentrional da Secretaria da Mulher de Pernambuco, das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social do Município, Centro de Referência de Assistência Sociale representantes e doSindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cumaru.




Para Renata Silva, Coordenadora da Mulher de Cumaru, a reunião teve o intuito de discutir propostas e ações voltadas para as mulheres do município, que serão realizadas conjuntamente entre as entidades participantes. Na oportunidade foram definidas as ações prioritárias a serem executadas conjuntamente, bem como, foram agendadas novas reuniões para avaliação das ações executadas no primeiro semestre e para o planejamento das ações para o segundo semestre.

A violência contra a mulher, desde seu reconhecimento e as formas de denúncia, até a aplicabilidade da Lei Maria da Penha foi o tema principal abordado no evento. Margarete Tabosa, Secretária de Assistência Social, lembrou que ainda há muitas mulheres que tem medo de denunciar e ficarem desprotegidas ao voltar para casa e encontrar seu próprio agressor. 

A Saúde Preventiva da Mulher foram outros temas priorizados para serem trabalhados em escolas e comunidades rurais do município. Para tanto serão organizadas palestras e momentos de conversa com as mulheres urbanas e rurais para tirar duvidas e facilitar o acesso das mesmas à informações e às políticas públicas. Neste sentido a parceria com entidades como o STTR-Cumaru é importante para fortalecer a articulação e estratégias que busque a cidadania para as mulheres. 




Outras ações programadas compreendem a “Ação Mulher no Legislativo”,as campanhas no Carnaval e as solenidades alusivas ao Dia 8 de Março.


Ao final dos trabalhos o grupo avaliou que a reunião foi produtiva, informativa e formativa. A integração entre as entidades foi um destaque que fortalece as estratégias de ação intersetoriais que já vem acontecendo no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário