18 de março de 2015

Participação popular de maioria feminina na terceira edição de Todos por Pernambuco aumenta 37% em relação a anterior


Em Petrolina, Mulheres agradecem por criação de Vara de Violência Doméstica e Familiar com flore



Três dias de debates em salas temáticas das áreas de Economia, Sustentabilidade e Inovação Infraestrutura, Água, Desenvolvimento Rural, Cidadania, Segurança, Saúde, Educação e Cultura. Este foi o resultado do primeiro ciclo dos Seminários Todos por Pernambuco que passou por Araripina, Petrolina e Salgueiro, reunindo 3.200 pessoas entre os dias 13 e 15 de março. A caravana segue até abril com a finalidade de apresentar os resultados dos últimos oito anos do Governo, discutir o Programa e coletar sugestões e demandas por região para preparação do Plano Plurianual (PPA) 2015-2018. Um aumento de 37% na participação popular em relação a edição de 2011 do programa, foi observado depois de um rápido balanço da primeira fase do evento.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro moderou o debate em Salgueiro (15/03) onde a sala temática Cidadania reuniu 91 pessoas que discutiram presencialmente 68 sugestões, além de 188 propostas apresentadas por meio de formulários relacionadas à população feminina, crianças e adolescentes, justiça e direitos humanos. Além de dividir a condução dos debates acerca da Cidadania com os secretários Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos) e Isaltino Nascimento (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude).

Ela falou sobre a importância da construção de políticas públicas voltadas para as mulheres a partir da necessidade de cada região. "Esse ano, podemos contar com recursos do Fundo Estadual de Apoio às Políticas Públicas Municipais para as Mulheres, o FEM Mulher, que vai priorizar ações de fortalecimento sociopolítico e econômico das mulheres além de dar capilaridade às políticas públicas de gênero", completou.

Em uma clara demonstração de que os temas relacionados às mulheres não se restringem à cidadania. Quilombolas da comunidade Conceição das Crioulas participaram do debate da sala Economia, Sustentabilidade e Inovação e solicitaram o apoio do Governo do Estado para que elas possam participar da Fenearte.

Questões como a construção de delegacias da Mulher, instalação de poços e cisternas, fortalecimento de conselhos tutelares, descentralização das universidades, implantação de esgotamento sanitário, criação de Compaz e centros de apoio aos idosos, assim como a construção de um armazém da criatividade no polo do Sertão Central foram outros assuntos abordados nas propostas levantadas pela população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário