26 de março de 2015

Tracunhaém sedia VIII Fórum de Gestoras Municipais

Representantes de 25 municípios se reuniram, nesta terça-feira (24/03), em Tracunhaém

 
Representantes de 25 municípios se reuniram nesta terça-feira (24/03) em Tracunhaém, para participar do VIII Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres da Região Canavieira. A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, foi recepcionada pela secretária da Mulher de Tracunhaém,  Gabrielly de Souza, que apresentou as ações desenvolvidas na cidade com foco na população feminina. "Estou a frente da Secretaria há apenas dois meses. Preciso muito da ajuda de todas vocês para efetivar o empoderamento das mulheres no nosso município", afirmou a anfitriã.

Silvia Cordeiro falou sobre "A importância do processo democrático e participativo para a construção das políticas públicas de promoção da igualdade de gênero". A secretária estadual convocou as gestoras a se prepararem para as conferências municipais, estadual e nacional previstas para este ano. "O calendário ainda não está fechado. Mas a previsão é que os fóruns municipais aconteçam entre abril e maio. Os municípios precisam se organizar. Podem até se unir em consórcios para fazer fóruns regionalizados", orientou.
Na avaliação da secretária, é fundamental que as conferências debatam as formas de financiamento para as políticas para mulheres. “Pernambuco sai na frente criando o FEM Mulher. Mas é preciso que os outros estados criem os seus, assim como a União e também os municípios. O FEM Mulher começa com 5% do recurso destinado às cidades. Queremos mais. Pleiteamos inicialmente 10%. Vamos continuar buscando, para que nós, gestoras, possamos fazer nossos trabalhos”, antecipou.

A secretária também destacou o trabalho feito pelas 12 coordenadoras regionais que dão suporte às gestoras municipais na articulação das políticas públicas para as mulheres. “São doze escritórios da Secretaria da Mulher de Pernambuco espalhados pelo estado”, comentou. Ela também comemorou o fato de os recursos do programa Chapéu de Palha Mulher estarem garantidos, apesar do cenário de crise e dos anúncios de contingenciamento. “Isso é resultado do trabalho feito nos últimos oito anos. Se temos resultados para mostrar, os chefes dos executivos estaduais e municipais não podem desfazê-los”, ponderou.

Silvia Cordeiro destacou ainda o lugar de destaque ocupado pelo Estado no que diz respeito a políticas de gênero. “Pernambuco foi o estado que mais investiu na política para as mulheres, mais até que a União. Já temos 160 organismos municipais. Falta muito pouco para a universalização. Nosso papel não é combater a pobreza de forma genérica e sim empoderar as mulheres, trabalhando em conjunto com diversas secretarias para acabar com as desigualdades porque se a mulher tiver uma vida melhor, toda a sociedade também a terá”, avaliou.

No período da tarde, as gestoras elegeram as novas coordenadoras do Fórum: a secretária da Mulher de Carpina, Dalvanice Nascimento (titular), e a coordenadora da Mulher de Barreiros, Socorro Mendonça (suplente). As duas estarão à frente do Fórum até 2016.
Prestigiaram o Fórum da Região Canavieira a secretária de Governo de Tracunhaém, Juliana Prado, representando o prefeito; a secretária de Desenvolvimento Social da Cidade, Ana Verônica de Oliveira; a presidenta da Associação de Mulheres de Tracunhaém, Maria de Lourdes dos Santos; e a vereadora do município, Wilza Santana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário